Batalhão Ambiental apreende mais de meia tonelada de pescado durante defeso no AP
Em oito dias de fiscalização, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) apreendeu mais de meia tonelada de peixes que estão entre as 27 espécies proibidas de serem capturadas e comercializadas.
O balanço, divulgado nesta sexta-feira, 24, aponta ainda que um homem foi autuado por transporte de pescado ilegal e multado. Ele foi apresentado no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de Santana e responderá por crime ambiental.
O defeso no Amapá iniciou no dia 15 de novembro e segue até o dia 15 de março de 2024. A Piracema como também é chamado o período serve para preservar os cardumes que entram na época de reprodução.
“O Batalhão Ambiental, todos os anos, na véspera do defeso, busca reforçar a qualificação dos policiais, com treinamentos e instruções voltadas às normas e regras a serem seguidas nesse período. Nessa grande apreensão foram encontradas as espécies: curimatã, aracu, traíra e pacu”, disse o sargento do BA, Raimundo Reis.
A PM também aprendeu, durante as operações, mais de 60 quilos de carne de animais silvestres e entorpecentes. Todas as apreensões aconteceram na área portuária de Santana.
Veja as espécies que estão com a captura proibida:
- Aracu
- Piau
- Curimatã
- Jeju
- Pacu (Pacu Ferro)
- Traíra
- Tamoatá Apaiarí
- Tambaqui
- Pirapitinga
- Piranha
- Anujá
- Cachorro de Padre
- Branquinha
- Matrinxã
- Jatuarana
- Mapará
- Sardinha
- Aruanã
- Pescada Branca
- Curupeté
- Cumaru
- Trairão
- Pirapema
- Pirarucu
- Gurijuba
- Pargo
- Piramutaba
Fotos: Batalhão Ambiental/Divulgação