Banco de leite Humano do Amapá busca novas doações para suprir baixa no estoque
O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) busca novas doadoras para aumentar o estoque que está em queda nesse período de férias. A redução no volume de doações foi 25% em relação ao mês anterior. Atualmente, cerca de 50 recém-nascidos estão internados na maternidade e precisam do alimento.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Darcineyde Dias, a redução no estoque está relacionada principalmente ao período de férias, já que muitas voluntárias estão fora do Amapá.
“Quando estamos com baixo estoque, pode chegar um momento em que precisamos selecionar os casos conforme as prioridades. Em diversas situações, a mãe não tem estimulação e sua produção diminuiu por diversos motivos que podem ser psicológicos ou clínicos, então precisamos muito da ajuda de mães que tenham um excedente de leite, mesmo que em pouca quantidade. De pouco em pouco ela pode ajudar muitos bebês”, afirmou a coordenadora.
Como doar
Basta a doadora ir ao Banco de Leite Humano, que funciona 24 horas, na esquina da Avenida FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central, ou entrar em contato através do número (96) 98115-9018, que também é WhatsApp. Os servidores podem atender a domicílio, entregar o kit de doação, e passar na semana seguinte para recolher, caso a mãe já tenha leite para entregar.
Fonte: Gea