‘Balcão Tucuju’: lançada plataforma digital para facilitar abertura de empresas no AP

O Governo do Amapá criou o “Balcão Tucuju”, uma plataforma virtual para facilitar a abertura de empresas de forma totalmente digital.

A ferramenta, integrada virtualmente com a Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e prefeituras dos municípios, busca desburocratizar a emissão de CNPJ, licenças de funcionamento e inscrições municipais.

Por meio do “Balcão Tucuju”, é possível emitir documentos como o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o Registro de Contrato Social e as inscrições estadual e municipal, sem precisar aguardar qualquer processamento da Junta Comercial do Amapá (Jucap) ou de outros órgãos. A exceção é para instituições que emitem alvarás e licenciamentos como o Corpo de Bombeiros Militar e a Vigilância Sanitária.

“O Balcão Tucuju traz mais facilidade, agilidade e flexibilidade aos empresários no processo de abertura de uma nova empresa, pois desburocratiza o ambiente de registro empresarial. Assim, o Estado não pode colocar nenhuma barreira para quem quer abrir um novo negócio, mas sim facilitar e mostrar que é muito vantajoso investir no Amapá”, disse Alberto Alcolumbre, diretor-presidente da Jucap.

Para se cadastrar, o usuário precisa ter uma conta no gov.br, que servirá como login para acessar todos os serviços disponíveis na plataforma. Atualmente, 12 dos 16 municípios do estado integram o “Balcão Tucuju” com exceção de Calçoene, Cutias, Pracuúba e Serra do Navio.

A Jucap também realiza atendimentos presenciais, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede localizada na Avenida Fab, nº 1610, bairro Central. A instituição também conta com um canal de atendimento via whatsapp por meio do número (96) 98433-0196.

 Fotos: Israel Carsoso/GEA