Assistência Social de Macapá faz ação de atualização do Cadastro Único neste sábado (7)

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promovem no sábado (7), uma ação de busca ativa para a atualização dos beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) e Auxílio Brasil. O mutirão de atendimento será das 8h às 12h, na Escola Estadual Mário Quirino da Silva, no bairro Novo Buritizal, zona sul da cidade.

A ação é voltada para famílias que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Esperança, que compreende os bairros Congós, Novo Buritizal, Laurindo Banha, Nova Esperança, Cuba de Asfalto, Santa Rita, Alvorada e o Residencial Jardim Açucena, que são beneficiárias do programa Auxílio Brasil.

Para o titular da Semas, Gracinildo Nunes, ações itinerantes ajudam a aproximar o cidadão dos serviços ofertados pela Prefeitura de Macapá. “Nosso objetivo é atualizar o banco de dados, orientar a população sobre as regras para receber o benefício, e facilitar o acesso a esses serviços”, ressalta o secretário.

Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência atualizado, título de eleitor e carteira de trabalho do responsável familiar e de todos que residem na mesma casa. Para menores de 18 anos, o responsável deve apresentar a certidão de nascimento e declaração escolar.

CadÚnico
A cada dois anos, a atualização do CadÚnico pelo responsável familiar é fundamental para a permanência e entrada de novos beneficiários em programas sociais do governo. Com o número do NIS, o cidadão pode ter acesso não só ao programa Bolsa Família, mas a vários outros benefícios. São eles:

• Programa Minha Casa, Minha Vida
• Carteira do Idoso
• Tarifa social de energia elétrica
• ID Jovem
• Isenção de taxas para concursos públicos
• Isenção de taxa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
• Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros serviços socioassistenciais

Serviço
A ação será na Escola Estadual Mário Quirino da Silva, localizada na Rua Claudomiro de Moraes, nº 1268, bairro Novo Buritizal, no horário de 8h às 12h.

(Ascom/PMM)