‘Arraiá do Povo’: esquema de segurança conta com mais de 150 agentes nos 12 dias de evento
O “Arraiá do Povo 2024” começa nesta sexta-feira, 21 de junho, na Cidade Junina, que está sendo montada no Parque de Exposições da Fazendinha, zona sul de Macapá. Um esquema de segurança foi montado com mais de 150 agentes para garantir a tranquilidade de quem vai prestigiar o evento.
“Nossa perspectiva é que na abertura do evento e no dia 27, Dia do Quadrilheiro, que haverá atrações nacionais e a concentração de público será maior, esse efetivo será dobrado e teremos mais de 300 agentes em campo”, destacou Marko Scaliso, secretário adjunto de Segurança Pública.
Uma das medidas que será adotada é a proibição da entrada de bebidas em garrafas de vidro.
Durante os 12 dias de festa, as equipes de segurança estarão atuando da seguinte forma:
- Polícia Militar
A PM atuará com 72 homens por dia de programação com apoio de 6 viaturas que farão rondas em todo o perímetro do Parque de Exposições e adjacências, realizando monitoramento e policiamento preventivo e ostensivo.
- Corpo de Bombeiros
O CBM contará com efetivo de 36 militares por dia para atendimento pré-hospitalar garantindo os primeiros socorros às pessoas que, por ventura, passem mal ou se machuquem. Em caso de atendimento de média e alta complexidade, os profissionais farão o deslocamento para unidades hospitalares. A corporação terá três viaturas exclusivas para o evento.
- Polícia Civil
As Centrais de Flagrantes da PC terão reforço no efetivo com o objetivo de dar melhor fluxo para os registros de boletins de ocorrências e lavraturas de procedimentos dos flagrantes. Também haverá profissionais de inteligência contribuindo com a segurança da festa. A 10ª Delegacia de Polícia da Capital instalada nas dependências do Parque funcionará 24 horas para atendimento ao cidadão.
O “Arraiá do Povo” está sendo organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), com recursos do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues. Foram investidos mais de R$ 5 milhões para a realização do evento,
Fotos: Aog Rocha e Jorge Júnior/GEA