Faccionado morre em confronto com a PM durante ‘aniversário’ de organização criminosa no Miracema

Um homem identificado como Carlos Eduardo Palheta da Gama, de 20 anos, conhecido como “TH”, morreu na noite deste domingo, 23, durante um confronto com a equipe do Patrulhamento Tático com Apoio de Motocicletas (Patamo) da Polícia Militar. A intervenção ocorreu no Residencial Miracema, na zona norte de Macapá, como parte de uma operação de combate a organizações criminosas.

A equipe do Patamo recebeu informações do serviço de inteligência de que membros de uma facção criminosa atuante no estado estavam reunidos nas proximidades do Bloco 4 para comemorar o “aniversário” de 10 anos da organização. Segundo a denúncia, os criminosos exibiam armas de fogo em via pública, intimidando moradores.

Diante da gravidade da situação, os policiais seguiram imediatamente para o local. Ao perceberem a chegada da equipe, os suspeitos tentaram fugir. Durante a abordagem, um deles entrou em um estabelecimento comercial, onde a equipe realizou uma varredura. Em determinado momento, o indivíduo atirou contra os policiais, que revidaram em legítima defesa. O agressor foi atingido e neutralizado. Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram acionadas e constataram o óbito.

Segundo a polícia, “TH” era considerado de alta periculosidade e conhecido por aterrorizar moradores do residencial. Ele era apontado como autor de execuções de rivais, expulsão de famílias de apartamentos, além de envolvimento com tráfico de drogas, roubo e outros crimes. Um morador relatou que, recentemente, o criminoso expulsou uma família do Bloco 104, espancou o pai e ameaçou as crianças, chegando a colocar uma arma na cabeça delas.

Durante a ocorrência, os policiais apreenderam um revólver calibre .32 com três munições deflagradas e três percutidas não deflagradas. Também foram encontradas 15 porções de maconha, 32 de cocaína, R$ 66 em dinheiro e seis caixas de fogos de artifício, que seriam usadas na comemoração da facção. Todo o material foi apresentado no Ciosp do Pacoval para os procedimentos cabíveis.

Foto: Patamo/Divulgação