Apagão nacional: Amapá fica mais de 6 horas sem energia elétrica

Um apagão atingiu 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal nesta terça-feira, 15. O Amapá ficou mais de seis horas sem energia elétrica, com reabastecimento gradual iniciando por volta das 14h. O problema teve início registrado por volta de 8h20 da manhã.

Segundo a CEA Equatorial, a recomposição gradativa das cargas foi normalizada em 11 dos 15 municípios amapaenses afetados pela ocorrência que atingiu o Sistema Interligado Nacional. Até às 14h, os municípios de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio continuavam sem energia. Na capital, Macapá, e em Santana, o serviço foi restabelecido parcialmente em algumas regiões e o município de Oiapoque não chegou a ser afetado.

“À medida que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) libera as cargas, a Distribuidora realiza o retorno do fornecimento da energia. Porém, ainda há risco de instabilidade em razão da complexidade da operação”, diz a empresa em nota.

Segundo a empresa, todos os estados com concessão do Grupo Equatorial (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), houve normalização do fornecimento de energia. As informações preliminares indicam que houve uma atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que possui um mecanismo de proteção para restringir a rede elétrica para evitar perda de carga no sistema.

Foto: Reprodução/ONS (Gráfico mostra queda na geração de energia nesta terça-feira)

Em nota, o Sistema Interligado Nacional informou que todas as regiões do país tiveram recomposição da distribuição concluída durante a tarde e que as causas ainda estão sendo investigadas.

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31, houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos a perda de 18.900 MW de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência. […] A normalização das cargas da região Sul foi concluída às 9h05 e nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, às 9h33. O SIN foi 100% recomposto às 14h49”, explica.

Caos

A falta de energia gerou longas filas em postos de gasolina, além de caos no trânsito, que ficou sem sinalização dos semáforos por boa parte do dia. O atendimento nas agências do INSS de todo o Amapá foi suspenso por conta da falta de energia. Alunos foram dispensados das aulas.

O governador do Amapá, Clécio Luís, informou, pelas redes sociais, que foram feitas manobras para reestabelecer o fornecimento de energia no estado.

“No Amapá, a energia está voltando gradativamente graças a Hidrelétrica Coaracy Nunes, que foi retirada do Sistema Nacional e redirecionada para fornecer energia somente para o Amapá. Ela fornece 78mw, que ajudam na religação, especialmente para hospitais e unidades que não podem ficar sem energia elétrica”, explica em vídeo.

Foto de capa: Reprodução/CEA