AP: Idoso é preso por morte e maus-tratos de mãe e desvio de pensão

A Polícia Civil do Amapá cumpriu um mandado de prisão definitiva, nesta terça-feira, 28, contra o idoso de 73 anos condenado pela Justiça por maus-tratos que levou a morte da mãe, em 2010. Ele também chegou a desviar a pensão da vítima e fazer empréstimo em nome dela para uso pessoal.

Sem ter a identidade revelada, o homem foi preso na casa de um dos filhos, no bairro do Trem, na zona sul de Macapá, e levado para audiência de custódia. Ele aguarda uma nova decisão do Poder Executivo.

Na época dos crimes, o homem tinha 60 anos e era responsável pelos cuidados de mãe, de 86. De acordo com a investigação, a vítima era submetida condições desumanas e degradantes, o que colocava a saúde dela em risco.

“Ele maltratava a mãe, pois a mantinha no interior da residência, em local inadequado, insalubre, com fortes odores de urina e sujeiras, bem como a privava de alimentação necessária e assistência médica”, afirmou o delegado Leonardo Fabrício Leite, responsável pela investigação.

Ainda segundo a Polícia Civil, a vítima apresentava sinais de maus-tratos com hematomas no braço direito, magreza excessiva, fragilidade, debilidade, unhas grandes e sujas, e coceira excessiva na cabeça. Em decorrência dessa situação, ela veio a falecer em junho de 2010.

“Foi comprovado também que o preso fornecia à vítima comida de cachorro e, para alimentá-la, mastigava a carne e depois dava para a vítima comer, sem nenhuma condição de higiene. Ele foi condenado pelos crimes de abandono de incapaz e apropriação de bens de pessoas idosas”, finalizou o delegado.

Foto: Polícia Civil/Divulgação