Amapaenses sobem ao pódio da Copa Rio Internacional de Judô

Os amapaenses Fabio Machado, Iago Oliveira, e Alessandro Barros mostraram a força “Tucuju” na 16ª edição da Copa Rio Internacional de Judô. Eles subiram ao pódio da competição que reuniu mais de 1 mil atletas de 138 agremiações, de 20 estados e do Distrito Federal.

Aos 41 anos, o judoca Fabio Machado trouxe para casa a medalha de ouro da categoria “Master – até 81 quilos”. O campeão mostrou ao Brasil que os veteranos amapaenses podem chegar ao lugar mais alto da premiação.

Outro destaque foi Iago Oliveira, vice-campeão da categoria “Sub-21 – até 66 quilos”, representando o Minas Tênis Clube. Há dois anos morando em Minas Gerais, ele é de Santana, descoberto na Academia Ronildo Nobre. O jovem, de 20 anos, é considerado uma promessa do top mundial de judô.

Na categoria “Master – até 95 quilos”, o mestre Alessandro Barros, de 47 anos, conquistou o bronze. Mesmo ao quebrar um dos dedos da mão, o “sensei” não desistiu da luta e também subiu ao pódio, levando o nome do Amapá.

“Esta competição tem uma importância internacional, chancelada pela Confederação Brasileira de Judô [CBJ]. E vale pontos no ranking nacional. Eu estou em primeiro na pontuação, então quanto mais títulos, é melhor”, disse Barros.

Os três vencedores dedicaram as medalhas ao mestre André Santiago, considerado o pioneiro das artes marciais no Amapá e fundador da Federação Amapaense de Judô. Ele faleceu aos 75 anos em setembro de 2019, vítima de um infarto em Curitiba.

Sobre a competição

A Copa Rio Internacional de Judô aconteceu nos dias 23 e 24 de julho, no Velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na capital carioca. É uma das competições mais tradicionais e de alto nível do país.

A 16ª Copa Rio Internacional de Judô é realizada pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). O evento conta com parceria do Departamento de Gestão de Instalações Esportivas (DGIE).

Alessandro Barros/Arquivo Pessoal