‘Amapá Verde’: lançada operação de combate a incêndios florestais e crimes ambientais 

Lançada na quarta-feira, 16, a sexta edição da operação “Amapá Verde” de combate a incêndios florestais e crimes ambientais. A ação, que integra outra operação nacional, a “Guardiões dos Biomas”, do Governo Federal, vai acontecer durante todo o período estiagem que se estende até o mês de novembro.

A força-tarefa será coordenada pelo Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM) e reúne cerca de 600 militares que vão atuar nos municípios de Calçoene, Oiapoque, Amapá, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, que são as cidades que têm bases avançadas de combate a incêndios florestais.

As primeiras equipes já foram deslocadas para o interior com veículos, máquinas e equipamentos. A operação, que também combate crimes ambientais como desmatamento, extração irregular de madeira e garimpos ilegais, tem a participação das polícias Federal, Civil e Militar, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em 2022, foram registrados em todo o estado cerca de 500 focos de incêndio, mais de 350 atendidas pela “Amapá Verde”. Tartarugalzinho foi o município que liderou as ocorrências. O levantamento aponta que os focos de incêndio se concentram em regiões de cerrado, em torno das rodovias federais e estaduais e em ramais de acesso a essas vias.

Fotos: Nayana Magalhães/GEA