‘Amapá Summit Gamer’ reúne apaixonados por jogos eletrônicos e especialistas internacionais
Começou no sábado, 27, e encerra neste domingo, 28, no Garden Shopping, o ‘Amapá Summit Gamer’. O evento reúne apaixonados por jogos eletrônicos e especialistas internacionais em campeonatos, experiências interativas, fórum e palestras. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado e conta com investimentos do Tesouro Estadual e de emenda do senador Randolfe Rodrigues.
Segundo o fundador da Confederação Brasileira de Desportos Eletrônicos, Daniel Cossi, o Summit Gamer tem padrão internacional e recebe convidados de outros países, a exemplo da China.
‘Esse é um evento com formato e proposta diferentes, que coloca o Amapá com visibilidade mundial. Há três dias, o Comitê Olímpico Internacional aprovou a criação dos Jogos Olímpicos de E-sports, que deverá ser realizado a cada dois anos a partir de 2025. Através da Confederação Brasileira, que pertence ao consórcio mundial, estamos trazendo outras oportunidades, que são empresas do ecossistema, que fazem a promoção da indústria do comércio e de serviços no local”, destacou.

O secretário da Câmara do Comércio Eletrônico e da Câmara de Commodities da China, Kenneth Chang, esteve presente e reforçou que o momento estreita as relações comerciais entre os dois países.
“O mais importante, além da promoção do esporte eletrônico e digital, é promover o estado do Amapá com uma relação comercial mais sólida com a China e o mundo”.
A programação segue neste domingo com Fórum de Esportes Eletrônicos e Economia Digital/Criativa, palestras e debates sobre o impacto dos esportes eletrônicos na economia digital e criativa, além da discussão sobre a importância da gamificação em diversos setores.

1ª edição Panamericana de jogos eletrônicos será no Amapá
O presidente da Confederação Panamericana de Desportos Electrónicos (Pamesco), Alexander Ospina, da Colômbia, que visita o Amapá pela primeira vez, aproveitou o sucesso do Summit Gamer para anunciar a próxima edição panamericana no Amapá.
“À medida que os campeonatos de games continuam a crescer e evoluir e com a inclusão nos Jogos Olímpicos, a demanda de todo o mercado aumentará. Os avanços na área de jogos não param, e enxergamos muito potencial no mercado amapaense, por isso estaremos realizando no ano que vem, o Panamericano e Parapanamericano de jogos eletrônicos aqui no estado com a participação de mais de 500 competidores. Um evento que vai movimentar diversos setores do estado e firmar ainda mais o nome do Amapá no cenário mundial’.
Fotos: GEA/Divulgação