‘Amapá sem Fome’: governo lança programa de combate à insegurança alimentar
O governador Clécio Luís lançou nesta quarta-feira, 17, o programa “Amapá Sem Fome” que prevê a implementação de políticas públicas de segurança alimentar, com o objetivo de tirar o estado do mapa da fome. Segundo o governo, 13% da população amapaense possuem uma ou nenhuma refeição diária.
Serão destinados R$ 24 milhões para o programa que vai atender todo o estado, garantindo benefícios como Vale Gás Social, Cartão Alimentação, Restaurante Popular e kits nutricionais para crianças. Pedra Branca do Amapari foi o primeiro município a aderir às ações.
Os recursos são de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre e pela então deputada federal Aline Gurgel.
“Não é um favor, é política pública. O Amapá Sem Fome foi um programa maturado por um ano, sendo pensado, estudado e escrito com políticas assertivas. Não vamos dar só cestas básicas, vamos gerar dignidade e aumentar os índices de desenvolvimento econômico, social e pessoal. Os recursos garantidos pelo senador Davi vão garantir que o programa seja executado e as entidades civis atuarão como um braço dessa política para alcançar as comunidades e famílias necessitadas”, destacou Clécio Luís.
O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, junto com o Conselho de Segurança Alimentar e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional.
Os alimentos que serão disponibilizados serão regionalizados, favorecendo a agricultura familiar e garantindo nutrição e segurança alimentar.
Fotos: Maksuel Martins e Netto Lacerda/GEA