Amapá reforça segurança durante ‘A Banda’ com mais de 600 profissionais
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) montou um plano estratégico que vai envolver mais de 600 agentes durante o percurso do maior bloco de rua do Amapá, A Banda, nesta terça-feira, 21.
Serão 478 policiais militares, 150 bombeiros e 23 policiais civis. Segundo a Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco Sujos, responsável pelo evento, a expectativa é receber cerca de 200 mil pessoas.
“Temos escalado um bom número de profissionais atuando de forma integrada para garantir a segurança para que todas as pessoas de bem possam sair de casa e retornar sem nenhum incidente. Tenho certeza que, como aconteceu durantes os desfiles no Sambódromo, na Banda também teremos um clima de tranquilidade e alegria para a população”, disse o secretário da Sejusp, José Rodrigues Neto.
A Sejusp destaca ainda que os batalhões continuam no serviço ostensivo em todo o estado atendendo eventuais ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), através do 190.
Percurso da Banda
De acordo com a comissão organizadora do bloco, a saída acontece do Centro Sócio Cultural A Banda, localizado na Avenida Ernestino Borges, 257, no bairro Laguinho, seguindo até a rua Cândido Mendes com uma parada na Praça Veiga Cabral.
Após este intervalo, os brincantes seguem para a Avenida Henrique Galúcio, Rua Tiradentes, Avenida Feliciano Coelho, Rua Leopoldo Machado e a partir deste ponto, o percurso segue de volta para a sede da Banda, no Laguinho.
Veja como vai ser atuação das corporações
Polícia Militar
A Polícia Militar irá atuar com a unidade móvel de monitoramento, viatura com o operador de drone, policiamento a pé e motorizado com carros e motocicletas. Os batalhões de Policiamento de Trânsito (Bptran) e Rodoviário Estadual (Bpre) estarão atuantes na organização do tráfego durante o percurso.
Corpo de Bombeiros
O efetivo militar do Corpo de Bombeiros irá atuar com atendimento pré-hospitalar garantindo os primeiros socorros às pessoas que, por ventura passem mal ou se machuquem durante o evento, além de deslocamento para unidades hospitalares em ambulâncias, caso algum brincante necessite de atendimento de média e alta complexidade.
Além deste trabalho, o CBM terá disposto em pontos estratégicos caminhões de combate a incêndio e viaturas de salvamento.
Polícia Civil
Durante o período do Carnaval, as Centrais de Flagrantes da Polícia Civil terão um reforço no efetivo. Na passagem da Banda, a 6ª Delegacia de Polícia da Capital, localizada no bairro do Trem, será ativada como uma central de atendimento. Lá também poderão ser registrados boletins de ocorrência e lavratura de flagrante de crimes de menor potencial ofensivo.
A PC estará também com quatro equipes de policiais civis realizando rondas durante a trajetória da Banda contribuindo com a segurança periférica do percurso.
Polícia Científica
O Plano Operacional da Sejusp conta também com os trabalho da Polícia Científica que atuará 10 profissionais divididos em duas equipes com peritos, técnicos periciais e papiloscopista para auxiliar a central de atendimento da Policia Civil em caso de eventuais ocorrências.
Por Ascom /GEA