Amapá recebe navio da Marinha com tanques de oxigênio para atender rede hospitalar
Um navio da Marinha atraca no Porto de Santana, no Amapá, nesta terça-feira, 23, com dois tanques de oxigênio que vão abastecer 30 novos leitos que serão abertos no Hospital Universitário (HU), sendo 10 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 20 clínicos.
Diante do agravamento do surto de síndromes gripais, o governo estadual solicitou o reforço ao Ministério da Saúde. Foram adquiridas 12 mil toneladas de oxigênio por meio de tratativas do governo federal com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pelo HU. A Ebserh solicitou apoio da Marinha do Brasil na logística de transporte.
“O abastecimento de oxigênio dentro dos nossos hospitais está normal. Esse navio da Marinha que está chegando com tanques de oxigênio é necessário para que os novos leitos do HU comecem a funcionar. Atualmente, estamos bem estáveis com o nosso estoque, mas já nos prevenimos para qualquer mudança dessa demanda”, disse a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.
O Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” saiu da Base Naval de Val de Cães, em Belém, no Pará, em direção ao Amapá, por volta das 2h da madrugada deste domingo, 21. Além do reforço em oxigênio, o navio vem trazendo equipamentos hospitalares, incluindo um vaporizador atmosférico e um misturador de ar medicinal.
“Esta era uma ação já prevista no planejamento de ampliação da unidade, mas que está sendo antecipada para dar apoio à emergência em Saúde Pública do Estado. A iniciativa é uma das etapas essenciais para garantir a abertura de novos leitos e não tem relação com desabastecimento na rede local”, esclareceu o ex-ministro da Saúde e atual presidente da Ebserh, Arthur Chioro.
Foto: Reprodução