Amapá recebe militares da Força Nacional para reforçar combate aos incêndios florestais

Uma equipe de 37 militares da Força Nacional chegou, no sábado, 2, ao Amapá, para reforçar as ações de combate aos incêndios em áreas florestais e rurais e no enfrentamento às pragas que atingem plantios de mandioca nas comunidades indígenas de Oiapoque.

A solicitação de envio de reforço foi feita pelo Governo do Estado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os profissionais são dos estados da Bahia, São Paulo, Pará e do Distrito Federal, e devem permanecer no Amapá durante um período mínimo de 15 dias. 

Ainda como suporte da Força Nacional, devem chegar ao estado nesta segunda-feira, 4, equipamentos como abafadores de fogo, além de micro-ônibus e picapes de combate a incêndios que permitem acesso a locais mais difíceis em meio à mata.

“Esses militares estão aqui para apoiar as ações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil no enfrentamento das diversas situações de emergências que o nosso estado está passando”, destacou coronel Alexandre Veríssimo, comandante geral do Corpo de Bombeiros e coordenador Estadual da Defesa Civil.

Em 24 de novembro, o Governo Federal reconheceu o estado de emergência em que se encontra o Amapá por conta da forte estiagem. O reconhecimento foi fundamental para a liberação de recursos de mais de R$10 milhões da União para as ações humanitárias e envio do apoio da Força Nacional.

Além do Amapá, outros estados brasileiros que enfrentam a estiagem também recebem o suporte da Força Nacional.

Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública integra as Forças Armadas e é formada por policiais militares, bombeiros, policiais civis e outros agentes de segurança pública que passam por cursos de instrução e ficam à disposição do governo federal para atuar em situações de emergência e calamidade pública.

Foto: Aog Rocha/GEA