Amapá recebe Fórum Nacional para debater desafios ambientais e desenvolvimento sustentável

O Fórum Nacional de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal começou nesta terça-feira (18), no Museu Sacaca, em Macapá. O evento reúne especialistas e gestores para discutir políticas ambientais, mudanças climáticas e estratégias de desenvolvimento sustentável na região.

Organizado pelo Governo do Amapá em parceria com a Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores (GCF TF), o encontro segue até quarta-feira (19), no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Clécio Luís.

Entre os principais temas abordados estão o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as mudanças climáticas, desafios que impactam diretamente a Amazônia Legal. Além disso, foram apresentadas experiências bem-sucedidas em agricultura de baixo carbono e enfrentamento a eventos climáticos, pautas que também estarão na COP30, a ser realizada em novembro, em Belém-PA.

Os impactos climáticos, como alagamentos no inverno e secas e incêndios no verão, são algumas das preocupações debatidas no fórum. O evento reúne secretários de Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal, além de representantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e da Câmara Setorial de Meio Ambiente do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

Confira a programação desta quarta-feira, 19

Local: Auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente

  • 8h30 às 8h45 – Boas-vindas e resumo do dia anterior.
  • 8h45 às 9h – Assinatura da Ata de Constituição da Associação Força tarefa GCF.
  • 9h às 12h30 – Proposta de documento para atender o mandato recebido dos Governadores em relação à COP 30.
  • 12h30 às 14h – Almoço.
  • 14h às 16h15 – Intercâmbio sobre os avanços e desafios na implementação dos programas subnacionais de acesso ao financiamento climático de REDD+. Sugestões para a revisão do Padrão TREES V3.0.
  •  16h15 às 17h – Diretrizes para participação nas instâncias colegiadas nacionais e regulamentação da Lei que institui o SBCE.
  • 17h às 17h30 – Adesão à Plataforma da GIZ para monitoramento dos PPCDQs e atualização sobre a execução do Projeto Ação pelas Florestas A4F do MMA.
  • 17h30 às 18h Outros assuntos: atualização sobre a reunião anual do GCF e logística para participação na COP30.

Fotos: Lidiane Lima/GEA