Amapá inicia emissão de vistos para entrada na Guiana Francesa; veja como solicitar

O Amapá voltou a emitir vistos para brasileiros que desejam entrar na Guiana Francesa. O anúncio do procedimento, que anteriormente só era realizado em Brasília (DF), foi oficializado pelo embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, na segunda-feira, 9, marcando um avanço nas relações diplomáticas entre os dois países.

A retomada já havia sido discutida pelos governos das duas nações durante a 13ª Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França, realizada em junho, um encontro fundamental para a cooperação na fronteira, especialmente para a população do estado que mantém vínculos com o território francês.

O primeiro brasileiro a emitir o visto no estado, após cinco anos, foi o empresário Oscar Gislael, de 48 anos. Morador de Oiapoque, ele realizou o procedimento inaugural no Auditório da Associação Comercial e Industrial do Amapá, em Macapá, que incluiu escaneamento de foto, conferência de dados e coleta biométrica.

“É um avanço muito grande. Nos últimos quatro anos, a relação entre Brasil e França ficou comprometida. Se você queria um visto, tinha que ir até Brasília, o que envolvia custos e toda uma logística”, destacou.

Como solicitar

Para solicitar o visto, é necessário agendar um atendimento gratuito exclusivamente pela internet no site do consulado francês. O interessado deve optar por “agendamento durante uma missão especial em Macapá”, confirmar que leu as informações disponíveis no site e marcar uma consulta nas datas disponíveis.

Neste primeiro momento, uma seleção de 22 pessoas iniciará o procedimento nesta terça-feira, 10, no edifício da Associação Comercial e Industrial do Amapá. A próxima emissão deve ocorrer em 45 dias ou conforme a demanda de solicitações no site francês

Fotos: Max Renê/GEA