Amapá envia militares especialistas para ajudar no combate aos incêndios florestais no MS

O Amapá enviou 24 especialistas do Corpo de Bombeiros para ajudar no combate aos incêndios que assolam o Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Desses, 14 estão em missão na Base de Corumbá, sede central da operação Pantanal – Queimadas II, e 10 fazem parte da Força Nacional de Segurança Pública, em Brasília (DF).

“Nossos bombeiros militares amapaenses, mobilizados diretamente pela Força Nacional de Segurança Pública, ganham mais um reforço de seus conterrâneos, totalizando em 24 amapaenses atuando para salvaguardar a fauna e a flora do Pantanal”, destacou coronel Alexandre Veríssimo, comandante do CBM.

A expectativa é que os militares atuem na região por três meses. Até 18 de agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 3.007 focos de queimadas, superando a média mensal. Dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) indicam que, de janeiro a agosto de 2024, cerca de 1.400 hectares de bioma foram afetados por grandes incêndios no Pantanal.

Em junho, o Governo do Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência por 180 dias para os municípios impactados pelos incêndios florestais.

Foto: Divulgação/CBM-AP