Amapá é alvo de ação internacional da PF e Interpol contra migração ilegal

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, a Polícia Federal (PF) coordenou a operação Turquesa IV, que é uma ação integrada internacionalmente em parceria com a Interpol. A operação enfrenta os crimes de promoção de migração ilegal, o que colocou o Amapá como mais um da lista de estados na linha de investigação da ação.

Com aproximadamente 20 postos de fiscalização espalhados pelo território nacional, um reforço da operação desencadeou dois autos de prisão em flagrante por promoção de migração ilegal no estado do Amapá.

O primeiro, realizado no município do Oiapoque, levou à prisão de quatro pessoas e à identificação de 17 vítimas. O segundo, efetuado na capital Macapá, teve três pessoas detidas e 17 vítimas migrantes foram identificadas.

A operação contou com a participação de 32 países e, no Brasil, a Unidade de Coordenação Nacional (UCN) teve como sede o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), localizado na Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

As investigações foram realizadas por uma Equipe Conjunta de Investigação Brasil – Paraguai, formada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal, Fiscalía do Paraguai e Polícia Nacional do Paraguai, e foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão.

Fotos: Polícia Federal-AP