Amapá amplia emissão da Carteira de Identidade Nacional para 12 municípios
Para facilitar a renovação do documento de identificação, o Governo do Amapá expandiu o atendimento e já emite a Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 12 dos 16 municípios do estado. O documento pode ser solicitado nas unidades do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) e nos postos avançados da Polícia Científica.
A emissão está disponível nas unidades do Super Fácil em Macapá, Santana, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Calçoene e Oiapoque. Já nos postos da Polícia Científica, o serviço funciona em Santana, Mazagão, Cutias do Araguari, Vitória do Jari e na sede da PCA, em Macapá.
Em Macapá e Santana, o atendimento é feito mediante agendamento online ou presencial. Nos demais municípios, o serviço ocorre de forma espontânea, sem necessidade de marcação. Para solicitar a CIN, é necessário apresentar:
- Comprovante de residência.
- Certidão de nascimento ou casamento (o documento não pode estar plastificado, avariado ou rasgado), se estiver em uma dessas condições, precisa tirar cópia autenticada em cartório.
- O cidadão não precisa levar foto 3×4, pois ela é tirada na hora. Lembrando que não pode usar roupa branca, de time ou muito estampada.
- Menores de 16 anos precisam estar acompanhados de um responsável e informar o CPF da mãe, pai ou do representante legal.
Todas as unidades estão preparadas para atender a população, exceto no município de Tartarugalzinho, onde a emissão ainda não foi iniciada devido à mudança de prédio.
O horário de atendimento nas unidades do Super Fácil é das 7h30 às 13h30. A entrega do documento pela Polícia Científica do Amapá leva, em média, de 30 a 40 dias.
Foto: Divulgação