Alap faz sessão solene para celebrar os 50 anos do Centro de Artes Cândido Portinari
A Assembleia Legislativa do Amapá realizou nesta segunda-feira, 19, sessão solene em homenagem aos 50 anos do Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari. O plenário foi ocupado por profissionais e alunos que fizeram parte da história da instituição.
A autoria da proposta é do deputado estadual Roberto Góes (União), que também foi responsável pelo projeto de lei que transformou a antiga escola Cândido Portinari em um Centro de Educação em 2008.
Durante a sessão solene, foram concedidas moções de aplauso a personalidades com trajetória no CEP, como Ivan Amanajás, ex-professor da instituição, José Edivan Boiba, atual diretor, bem como os professores e ex-diretores do Centro.
O prédio histórico foi fundado em 20 de junho de 1973 pelo artista plástico Raimundo Braga de Almeida, conhecido como R.Peixe. O Centro de Artes Cândido Portinari tem contribuído para a difusão, aprimoramento e excelência nas artes visuais no estado.
Em memória: Durante a sessão, também foram prestadas homenagens aos artistas R.Peixe, fundador do Centro, representado pelo filho, Grimualdo Barbosa, professor e escultor amapaense, representado pela filha, e Gibran Santana, mestre e artista plástico, representado por Wagner Ribeiro.
O CEP Cândido Portinari atualmente oferta 7 cursos técnicos e 6 de qualificação profissional. Após a inauguração do novo prédio, a previsão é que o número de vagas seja dobrado.
Foto: Ascom/Alap