‘Águas de Prata 2’: homem é preso durante operação da PF contra garimpo ilegal no AP

A Polícia Federal deflagrou na terça-feira, 24, a operação “Águas de Prata 2” de combate ao garimpo ilegal no Amapá. A ação se concentrou numa região conhecida como Garimpo Urucum próxima aos municípios de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, e contou com a participação do Comando de Aviação Operacional da PF (CAOP) e do Grupo Tático Aéreo (GTA).

Um homem foi preso em flagrante operando uma máquina escavadeira. Ele foi levado para a Superintendência da PF para ser ouvido e depois encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). O maquinário foi destruído.

Durante investigação, foi identificado um crescente aumento do desmatamento e do uso indevido de substâncias químicas, causando danos irreversíveis à floresta amazônica.

A ação é um desdobramento da 1ª etapa da operação “Águas de Prata”, deflagrada em abril deste ano, numa área conhecida como “garimpo São Domingos”, onde foram destruídos quatro maquinários utilizados pelos garimpeiros, avaliados em mais de R$ 2 milhões.

Foto e vídeo: Polícia Federal/Divulgação