Água potável: dessalinizador chega ao Bailique para testes na região
Com capacidade para tratar até mil litros de água por hora, máquina de dessalinização chega ao Bailique. O Governo do Estado fez entrega do equipamento à comunidade de Vila Progresso, a mais populosa do Arquipélago, neste sábado, 5. Os testes serão feitos por 15 dias na região.
O projeto é uma iniciativa para atender as demandas da população do distrito, que fica à 12 horas de barco de Macapá. A salinização das águas no Bailique tem se tornado um problema recorrente para as famílias locais, que sofrem com o desabastecimento.
Desde janeiro já foram enviadas mais de 2,2 mil caixas d’água para atender os moradores, além de hipoclorito para tratamento da agua. O material é utilizado como cisterna para armazenamento.
A máquina conta com gerador de energia, com possibilidade de adaptação para alimentação via energia solar. O modelo é considerado compacto. O funcionamento se dá através de uma bomba de sucção que capta a água do rio, leva aos tanques e recebe tratamento físico químico até que o sal seja separado da água. Após isso, o líquido fica próprio para consumo.
Segundo o fabricante, a máquina já passou por pré-testes e os resultados foram examinados em laboratório, com garantia de funcionalidade e qualidade do líquido.
O Governo do Estado também já enviou kits de higiene bucal, de vacinação contra covid-19 e influenza, além de medicamentos.
Foto: Israel Cardoso Júnior/GEA