Acusada de ser mandante de atentado contra vida de jovem é presa em Macapá

Procurada pela Delegacia de Crimes Contra Pessoa (Decipe), Fernanda dos Santos Palmeirim, de 19 anos, se entregou à Polícia Civil nesta terça-feira, 8. Ela é apontada como mandante de um homicídio, que não foi consumado. A mulher estava acompanhada de um advogado. O atirador do crime ainda não foi localizado.

O crime foi registrado no dia 17 de julho de 2023, no bairro Novo Horizonte, na zona norte de Macapá. Na ocasião, um homem identificado como Luciano Chaves de Brito, de 20 anos, teria atirado contra um outro jovem que estava sentado em uma calçada. A vítima foi atingida na cabeça. A mãe do rapaz tentou salvá-lo e foi baleada na perna.

Mãe e filho foram levados ao Hospital de Emergência (HE) de Macapá. O rapaz ainda se encontra internado em estado delicado, segundo a polícia. A mulher recebeu alta com a perna imobilizada.

Ao se apresentar na delegacia, a Decipe cumpriu o mandado de prisão que foi expedido contra Fernanda. A acusada e a vítima tinham um relacionamento amoroso. Em depoimento, ela negou participação do crime. Luciano Chaves de Brito foi indiciado por tentativa de homicídio e está sendo procurado. A motivação do crime é apurada.

“Após investigações preliminares e diligências, em poucos dias, logramos êxito em identificar o executor do crime e a suposta mandante do homicídio, que é ex-mulher do jovem vítima e, mesmo após o crime, seguia ameaçando a família dele por mensagens”, disse o delegado Leonardo Alves, titular da Decipe.

“Em tese, a mandante do crime foi a responsável por todo o planejamento do ato, demonstrando sua periculosidade e a gravidade do crime investigado. Assim, representei pelas prisões preventivas dela e do executor, que foram deferidas judicialmente, porém os sujeitos não foram localizados”, continuou.

Caso seja condenada, Fernanda poderá ter uma pena de até 38 anos de reclusão.

Foto: Polícia Civil/Divulgação