‘A oportunidade de conectar empreendedores com investidores de todo o mundo foi um dos fatores decisivos para o Sebrae e GEA apoiarem ABStartup”, diz Josiel Alcolumbre durante Startup20
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, a superintendente, Alcilene Cavalcante, a diretora técnica, Suelem Amoras e o diretor de administração e finanças, Marcell Harb, junto ao governador do Estado, Clécio Luiz Vieira, e a presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartup), Ingrid Barth, recepcionaram, no primeiro encontro do Startup20, empreendedores nacionais e estrangeiros, agentes públicos e políticos.
O Amapá foi o único estado da Amazônia a receber a reunião do G20 sobre inovação e tecnologia. O evento aconteceu de 23 a 26 de fevereiro na sede do Sebrae e contou com a participação de 19 delegações dos países que compõem o Grupo G20 e representam as maiores potências econômicas mundiais.
De acordo o presidente do Conselho do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, é com garra e persistência que estão construindo a visão de futuro que acreditam para o Amapá – de Estado mais inovador da Amazônia, pois os resultados em tão pouco tempo conquistados, os credenciam para conquistar resultados tão grandiosos, quanto o majestoso rio da capital, Macapá.
“O protagonismo que o nosso ecossistema de inovação e startups assume no Brasil e a oportunidade de conectar empreendedores com investidores de todo o mundo foram fatores decisivos para o Sebrae e o GEA apoiarem a ABStartup”, disse Josiel Alcolumbre.
Segundo a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, foi um grande momento para o Amapá, para as startups e para a inovação, porque “o grande evento de inovação, tecnologia e sustentabilidade reuniu startups dos 20 países mais ricos do mundo e que estiveram no Amapá, no meio do mundo, discutindo assuntos importantes para o futuro da economia e da humanidade”.
O Startup20, inédito no Brasil, é uma pré-COP30 para o estado, candidato a receber eventos da Conferência do Clima, da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), que será realizada no Pará em 2025.
“Então, o Amapá está abrindo os trabalhos do ano, e esse vai ser um ano muito produtivo para o Comuniqué, que é um documento que vamos entregar para a cúpula do G20. Essa parceria com o Sebrae é histórica”, declarou a presidente da ABStartup, Ingrid Barth.
De acordo com o gerente de Inovação do Sebrae, Bruno Castro, a instituição teve papel decisivo na construção do Pavilhão de Bioeconomia, e em parceria com os demais organizadores, poder possibilitar a exposição de mais de 93 empreendedores do segmento de artesanato, bioeconomia, startup, empresas com selo Amapá colocando na vitrine os empreendedores do estado.
“Apresentamos aquilo que o estado tem de melhor, e promovendo a aproximação com os empreendedores e investidores que participaram do Startup20”, assegurou Bruno Castro.
O CTO da Startup da AmazTrace, Marco Antônio, que é uma empresa de rastreabilidade de produtos de origem na Amazônia, participou do encontro.
“Um evento internacional com uma oportunidade imensa para expor todo o nosso potencial para diversas economias do mundo, muitas vezes, nós vamos para outros estados e países para falar sobre a startup e conversar com investidores, e no momento, eles que estão vindo para conhecer a gente, então foi uma oportunidade imensa de mostrar o Amapá”, reiterou Marco Antônio.
O diretor do Aeroporto Internacional de Macapá, Eduardo Costa, mencionou que esses tipos de eventos são de suma importância pela temática de startup e de inovação, temas que incentivam o desenvolvimento econômico da região e também por ser aqui em Macapá, no Amapá. “O Aeroporto se preparou para recepcionar o evento de forma digna, disponibilizou espaço para credenciamento e tentou trazer uma experiência única para todos que vieram prestigiar o Startup20, expositores, visitantes e turistas”.
A cerimônia de abertura contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; senador Randolfe Rodrigues; vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador Mário Mazurek; procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Paulo Celso Ramos; deputada estadual, Edna Auzier; prefeito de Santana, Bala Rocha; diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Alessandro Crispim Macedo; e a gestora do Projeto Startup no Amapá, Josseli Pantoja.
Também estiveram presentes a analista de Inovação do Sebrae/RO, Rangel Miranda; analista do Sebrae/RO, Caroline Souza; gerente da Unidade de Gestão da Inovação, Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae/RR, Wharlison Aguiar; consultora de Economia Criativa e Startup do Sebrae/SP, Maria Augusta Miglino; analista de Inovação do Sebrae Nacional, Cristina Mieko; analista Técnico, Nager Amui; analista técnico, Fernando Pscheidt; coordenador de inovação e startup do Sebrae Acre, Jorge Freitas; gestora do Programa Inova Amazônia, Rosa Satiko Nakamura; analista de Negócios Inovadores do Sebra/PE, Maria da Conceição Moraes; e a coordenadora de Negócios Tecnológicos e Inovadores do Sebrae/RJ, Marília de Sant’Anna Faria.
Por Ascom/Sebrae