ABC da Cidadania, da justiça eleitoral, forma primeira turma de Mazagão; meta do programa é alfabetizar pelo menos 50% do eleitorado do estado
Na manhã desta segunda-feira (25), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) participa da primeira turma de formandos do Programa ABC da Cidadania em Mazagão. O município, que possui 1.375 eleitores sem alfabetização, abraçou o programa ainda no ano de 2021, por meio da assinatura do acordo de cooperação técnica Nº 06/2021. A solenidade foi marcada pela presença do Presidente do TRE Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, prefeito da cidade, João da Silva Costa, beneficiados pelo ABC e autoridades.
Na oportunidade o presidente do TRE-AP destacou a transformação que o projeto traz a comunidade local, “Nunca desista dos seus sonhos. Um senhor de 82 anos aqui no Mazagão, juntamente com seu filho, se alfabetizando. É até emocionante a gente falar sobre este grande trabalho que o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá está fazendo” pontuou o desembargador.
Para Manoel Messias, aluno do projeto, a conclusão do curso representa um marco em sua vida, “O dia mais feliz que eu tive na minha vida foi quando eu consegui escrever meu nome pela primeira vez. Eu ia nas instituições públicas e pedia desculpa por não saber, mas agora graças ao projeto, eu sei” contou o aluno.
Programa ABC da Cidadania
Desenvolvido pelo TRE do Amapá, a meta principal do ABC da Cidadania é alfabetizar pelo menos 50% do eleitorado do estado, nas faixas etárias de 16 a 35 anos e acima de 80 anos. Para os eleitores entre 35 a 79 anos, a finalidade é uma redução de 30% de analfabetismo. Todos os eleitores que participam da capacitação recebem diploma e um novo título de eleitor, no qual será retirada a ressalva “Não Alfabetizado” e o espaço preenchido com a assinatura do cidadão.Macapá, AP, 25 de abril de 2022Assessoria de Comunicação – Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.
(Ascom/TRE-AP)