Abril Verde: Amapá adere à campanha de prevenção aos acidentes no trabalho

Dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) apontam que no Amapá, de 2019 a 2021, foram registrados 1.348 casos de acidentes no trabalho, a maioria na capital, com 901 notificações, seguida de Santana com 125 registros e Mazagão com 83 notificações.

Somente em 2021, foram registrados 431 acidentes no trabalho. Desse total, 359 só em Macapá, 60% a mais que o registrado em 2020, quando foram notificados 222 casos. A construção civil é o setor que mais registra casos de acidentes no trabalho.

O Cerest, órgão ligado ao Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NVST), é responsável pela notificação dos casos, que são, posteriormente, avaliados e repassados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“De 2019 a 2021, o Cerest notificou 1.348 casos de acidentes no trabalho, e muitos acidentes nem são registrados, por isso queremos ampliar as notificações, e trabalhar ações de prevenção. Os números de 2022 ainda não foram fechados, mas os principais acidentes ocorrem no setor da construção civil. Inclusive, na semana passada, foi registrada uma vítima fatal. Um trabalhador morreu durante obra num prédio. Isso é grave porque local de trabalho precisa ser seguro”, destacou Regiclaudo Silva, gerente geral do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Para reduzir os casos números, o Amapá aderiu à campanha nacional Abril Verde de prevenção aos acidentes no trabalho. É uma mobilização que alerta para a importância da saúde e segurança dos trabalhadores.

Como parte da campanha, no próximo dia 22 de abril, será realizada a oficina online sobre a “Atenção à Saúde do Trabalhador no Âmbito do SUS”, para conscientizar a população sobre o tema. O evento acontece às 15h.

“O Abril Verde é o mês dedicado à prevenção contra acidentes e doenças de trabalho. Data escolhida devido ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho comemorado no dia 28 de abril. Ações serão realizadas durante todo mês de abril no país todo. No Amapá, o Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador vai realizar uma web oficina para debater práticas de prevenção contra acidentes  e doenças no trabalho”.