Dudu Tavares busca inserção de pessoas com autismo no mercado de trabalho
Na sexta-feira, 8, o vereador Dudu Tavares (PDT) esteve na Federação do Comércio Amapaense (Fecomércio). Na ocasião, o parlamentar entregou ao presidente Eliezir Viterbino, ofício no qual sugere que sejam previstas em editais e/ou processos seletivos de estágio (nível médio e superior) da Federação, vagas para jovens e adultos com autismo.
O vereador destacou que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem se desenvolver integralmente, acessando desde a infância o acompanhamento multiprofissional adequado, assim aperfeiçoando suas habilidades.
“A sugestão que hoje parte do nosso mandato, precisa se tornar política pública e prática recorrente nas instituições e no Comércio. Demonstrando assim a sensibilidade à causa e inclusão social dessas pessoas, que devem ser oportunizadas a ocupar postos de estágio e trabalho, alcançando sua independência pessoal e financeira”, enfatizou Dudu Tavares.
Segundo o vereador, tal prática contribuirá substancialmente na construção de uma sociedade cada vez mais tolerante às diferenças, respeitosa e inclusiva. Afinal “lugar de autista é em todo lugar”, como bem menciona a campanha mundial de conscientização do autismo deste ano.
Tavares agradeceu à gestão e equipe técnica da Fecomércio pela receptividade e disponibilidade em abraçar essa luta que é, segundo ele, sobretudo, por dignidade.
Eliezir Viterbino pontuou que a federação está à disposição para parcerias através do Programa Comércio Acessível, conduzido pela instituição.
Texto: Eloisy Santos
Fotos: Ruan Alvas