PRF intensifica combate à embriaguez ao volante nas estradas do Amapá
A Polícia Rodoviária Federal tem intensificado o policiamento nas rodovias federais do Amapá. Um dos principais focos da fiscalização é combater a embriaguez ao volante. Só este ano, a PRF flagrou 63 motoristas sob efeito de álcool após realizarem o teste do bafômetro. Mais de 25 condutores foram detidos pelo crime de embriaguez ao volante. Outros 74 se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
Infração ou crime trânsito
Você sabe quando o consumo de álcool é considerado infração ou crime de trânsito? O teste de etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro, mede a presença de bebida alcoólica no corpo do motorista. Segundo a PRF, é possível verificar a concentração de álcool no organismo por meio do ar expelido pelo condutor.
Quando o resultado do teste fica entre 0,04mg/L até 0,33 mg/L, atesta-se apenas a infração administrativa. A infração é gravíssima, com 7 pontos na carteira, multa de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
A partir de 0,34 mg de álcool por litro, considera-se crime de trânsito. Nesse caso, o condutor deve ser apresentado na Polícia Civil.
Fonte: PRF-AP