Assembleia Legislativa do Amapá aprova criação de empresa pública que irá absorver funcionários da Cea e Caesa
Os deputados estaduais aprovaram, em sessão extraordinária nesta sexta –feira (1), o projeto de lei do Executivo que cria a empresa Ideas S.A, para fornecer serviços de inclusão digital, energias alternativas e saneamento básico, principalmente nas áreas do interior do estado.
Segundo o deputado Max da AABB, relator da matéria, a criação da empresa Ideas é para absorver funcionários da Cea e Caesa. A proposta irá contemplar cerca de 280 servidores da Companhia de Água e Esgoto, que não serão aproveitados depois da privatização da Caesa. Quanto aos trabalhadores da Companha de Eletricidade do Amapá, o deputado explica que foi feita uma emenda à proposição, permitindo que o grupo da Cea que aguarda transposição para o quadro federal, opte em aderir à nova empresa.
O projeto de lei foi encaminhado pelo governo do Estado no final de 2021 e passou três meses em tramitação na Assembleia Legislativa.
“É uma empresa pública criada para contemplar áreas não urbanizadas como áreas do interior do estado, áreas rurais e as próprias áreas de ressaca, e para que todos recebessem água tratada, energia elétrica e internet em suas casas, o governo resolveu criar essa nova empresa que vem da junção da Caesa à ela, permitindo contemplar todos os funcionários da Companhia. Fizemos uma emenda e graças a Deus, não foi vetada, dando a possibilidade dos trabalhadores da Cea aderirem a Ideas. É o caso do grupo dos 114 que não aderiu à transposição do Amapá e outro grupo dos 88 que aguarda a transposição para o governo federal. Eles poderão optar em ficar na Ideas, enquanto aguardam o processo”, destacou o relator.
Foto: Reprodução