CEA Equatorial emite nota esclarecendo interrupções de energia elétrica em Macapá e Santana

O Blog mostrou nesta quarta-feira (15), a reclamação de moradores sobre as oscilações e falta de energia elétrica ocorridos esta semana em Macapá e Santana. O Procon notificou a CEA Equatorial a prestar esclarecimentos. A Companhia emitiu nota nesta quinta-feira (17), informando que as interrupções e instabilidade no fornecimento de energia nos dois municípios ocorreram em função das fortes chuvas, que afetaram a rede de distribuição.

Em Macapá, foi o rompimento de um cabo que atingiu vários bairros da capital. No caso de Santana, as equipes ainda estão trabalhando na substituição de um dos transformadores da Subestação Santana. O procedimento operacional vai garantir a normalidade no fornecimento de energia no município. Segundo a CEA, está prevista para este ano, a construção da obra da Subestação São José que vai atender a área metropolitana, que compreende os municípios de Macapá, Santana e Mazagão. Esse será um dos investimentos que vão melhorar o fornecimento de energia no Amapá,disse a companhia.

Confira a nota:

A CEA Equatorial esclarece que as fortes chuvas que caíram em Macapá e Santana na terça-feira, 15, causaram impactos que provocaram interrupções e instabilidade no fornecimento de energia nestes municípios, afetando aproximadamente 13 mil clientes.

Desde as primeiras ocorrências, a empresa tem atuado de forma intensificada nas áreas afetadas. Nesta quinta-feira, 17, as equipes estão trabalhando na substituição de um dos transformadores da Subestação Santana. O procedimento operacional vai proporcionar a estabilidade do fornecimento na região que compreende os bairros Fonte Nova, Paraíso, Novo Horizonte, Área Portuária e adjacências. Esta ação ocorrerá ao longo do dia e, até que sejam os concluídas as etapas do trabalho, será necessário realizar manobras em diversos pontos do município e em comunidades da Zona Rural.

No município de Macapá, as equipes operacionais atuaram na manutenção da rede na quarta-feira, 16, após uma ocorrência de rompimento de cabo que afetou os bairros Santa Rita, Trem, parte do Centro e adjacências.

A CEA Equatorial lamenta os transtornos causados e reforça que não tem medido esforços a normalizar a situação. Os clientes podem obter os esclarecimentos por meio da Central de Atendimento, pelo número 0800 096 0196.

A empresa ressalta o compromisso assumido de promover investimentos que vão proporcionar a melhoria do fornecimento de energia no estado. Para 2022, está previsto a construção da obra da Subestação São José que vai atender a área metropolitana, que compreende os municípios de Macapá, Santana e Mazagão. Está previsto também a implantação de outros nove alimentadores nas demais subestações que fazem o atendimento na região”.