Defesa Civil do Amapá monitora pontos de alagamento e antecipa estratégias em Laranjal do Jari
O governador, Waldez Góes, se reuniu nesta quarta-feira (16) com o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, a deputada estadual, Alliny Serrão, e equipe técnica para tratar sobre o monitoramento da cheia que atinge o município de Laranjal do Jari, no sul do estado, e antecipar as estratégias de assistência às famílias que se encontram nas áreas de risco.
Equipes da Defesa Civil já estão na localidade monitorando a vazão de água na barragem de Santo Antônio e o nível do rio Jari, que segue aumentando com o período das chuvas. Nesta quinta, 17, novas equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) serão enviadas à localidade para prestar ações de saúde e de assistência social às pessoas afetadas, como o envio de carros-pipa para a distribuição de água potável às famílias.
Em outra frente, a Defesa Civil Estadual já trabalha estratégias para possível remoção de pessoas nas áreas de risco e auxilia a prefeitura na articulação com a Defesa Civil Nacional para o Decreto de Estado de Emergência, que permite com maior rapidez a ajuda humanitária para a cidade.
Outras regiões também preocupam como Pedra Branca do Amapari e Vila Brasil, em Oiapoque. O comandante do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador Estadual da Defesa Civil do Amapá, coronel Wagner Coelho, falou sobre a situação nas regiões e como vem se dando o monitoramento. VEJA O VÍDEO.
Foto: Defesa Civil/Divulgação
Fonte: Gea