Você já ouviu falar em café de açaí? No Amapá tem e você vai saber como ele é produzido
Quem imaginaria que o caroço do açaí viraria café? A iguaria que não pode faltar na mesa do consumidor amapaense, vem cada vez mais nos surpreendendo pelo grande potencial que tem. E quem nos conta essa história, do café de açaí, é o morador do município de Oiapoque, Joaquim da Farmácia, que apostou no negócio junto com a filha, a biomédica, Lilia Gomes.
De acordo com seu Joaquim, a ideia surgiu após ver pela primeira vez na televisão que era possível transformar o caroço do açaí em um produto parecido com café.
“Vi na televisão a propaganda e me interessei em também fazer esse processo aqui no Oiapoque e a um ano estamos realizando esse investimento. Hoje, já conseguimos produzir cerca de 100 pacotes diários”, ressaltou Joaquim.
O caroço do fruto, que iria parar no lixo, muitas vezes de maneira inadequada e prejudicando o meio ambiente, hoje, através das mãos de seu Joaquim, ganham novos rumos no município, onde é transformado em uma bebida que lembra o tradicional café e que traz benefícios à saúde.
Em imersão no extremo norte, através do projeto Pelo Amapá Inteiro, o ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís, conferiu de perto essa história e falou sobre os avanços dentro da economia sustentável local.
“Nós temos que avançar para utilizar tudo o que os recursos naturais renováveis nos possibilitam. A gente utiliza muito pouco do que a natureza nos oferece ainda, e a prova é o caroço do açaí, espécie que pode oferecer diversos subprodutos a partir do manejo do seu fruto, que é um dos carros chefes da economia amapaense. Eu acredito muito nessa potencialidade”, destacou Clécio.
Ainda segundo Joaquim, o trabalho é feito de forma familiar e todos ajudam no processo. Na primeira etapa da fabricação, a semente fica exposta ao sol para perder os pelos, e nesse período precisa ser sempre peneirada. Em seguida, o caroço vai para torrefação, por quase uma hora, para depois ser moído e então embalado.
A bebida deve ser servida quente. Possui também um gosto travoso, que se assemelha bastante ao cheiro e sabor do café. Os estudos apontados no mundo digital revelam alguns dos benefícios à saúde através do consumo do café do caroço do açaí, entre eles a presença de vitaminas Q, D, E e K, além da regularização da diabetes e pressão arterial, fortalecimento dos ossos e imunidade.
Texto e foto: Ascom/ Ex-prefeito de Macapá Clécio Luís