Alerta para risco de alagamentos em algumas regiões do Amapá por causa da elevação do nível dos rios
O alerta vem sendo emitido pelo Núcleo de Meteorologia do Iepa, juntamente com a Sala de Situação do Estado do Amapá, desde a segunda-feira (7). Começou a subir o nível dos rios Oiapoque, Jari, Amapari, Araguari e Falsino por conta das fortes chuvas que ocorrem desde fevereiro em várias regiões do estado. Muitas comunidades próximas a esses rios correm o risco de alagamentos.
Em Pedra Branca do Amapari, a Defesa Civil Municipal vem fazendo monitoramento das áreas, como os bairros Beira Rio e Caezinha. O nível da água subiu, mas não há famílias desalojadas ou desabrigadas.
Oiapoque, no norte do Amapá, também está em alerta. A Defesa Civil Municipal vem monitorando a região e disse que firmou uma parceria com o Exército Brasileiro para uma ação de resposta, caso uma enchente venha acontecer. De início, o Exército já disponibilizou 15 Colchonetes para o abrigo provisório montado pelo município.
“Em Oiapoque, mais precisamente na Vila Progresso, estamos fazendo o monitoramento. E não só nessa região, como também nos demais municípios”, destacou a Defesa Civil Estadual.
“Como os rios estão subindo, e devido ao alerta Hidrológico emitido na segunda- feira pelo NHMET, os municípios já estão se prevenindo para eventuais transbordamentos que podem ocorrer ainda no mês de março”, disse Jefferson Vilhena, meteorologista.
A previsão é de chuvas intensas para esta quinta-feira (10) nos municípios de Pedra Branca, Serra do Navio, Porto Grande, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e região metropolitana de Macapá.