Pedra nos rins: Urologista fala sobre causas e tratamento da doença
Pra quem não sabe, os rins são órgãos que funcionam como filtros do nosso organismo, por isso, quando a quantidade de sais e minerais é maior que líquido que precisa ser dissolvido, ocorre a formação de cristais existentes na urina que se transformam em pedra. Quando essa pedra se desloca do rim até à bexiga, e a via urinária está obstruída, a dor aparece, podendo até ser confundida com uma dor nas costas.
Muita gente já deve ter ouvido falar ou conheceu alguém que teve cálculo renal. Mas apesar de ser uma doença frequente, ainda há muitas dúvidas sobre o tema. Além da predisposição genética, outra causa de pedra nos rins é a desidratação. Pedras bem pequenas geralmente são expelidas naturalmente, mas quando elas são maiores que 6 mm, a única forma de tratar é um procedimento invasivo. Graças ao avanço da tecnologia na medicina, existem alternativas menos agressivas, como explica o urologista Nalisson Marques Pereira. VEJA O VÍDEO.
Atenção: se você apresentar dores intensas nas costas ou abdômen, náuseas e vômitos e sangue na urina, procure atendimento médico.