Governo decreta situação de emergência em municípios do AP atingidos por inundações
Neste domingo, 27, o Governo do Estado decretou situação de emergência para os municípios de Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba, atingidos por inundações provocadas pelas fortes chuvas.
“Acreditamos que ainda teremos mais três dias de alta do rio, e essa ajuda é fundamental. O Governo Estadual, o Governo Federal e os Municípios estão trabalhando juntos para socorrer as famílias que estão enfrentando os problemas causados pelas enchentes”, destacou o governador Clécio Luís.

No fim de semana, o Governo enviou equipes da Secretaria de Assistência Social (Seas) e da Defesa Civil Estadual para prestar as primeiras ajudas aos moradores. O trabalho teve início em Tartarugalzinho e deverá se estender aos demais municípios nos próximos dias. A assistência inclui a distribuição de kits de alimentos, kits de higiene, colchões e água potável.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Tartarugalzinho é o município mais afetado, com 200 famílias atingidas — aproximadamente 800 pessoas. Entre essas famílias, 14 estão desabrigadas, e ao menos 100 ficaram desalojadas, sendo abrigadas em casas de parentes. O Governo do Estado montou uma “Sala de Situação” para coordenar os atendimentos às pessoas necessitadas. A prefeitura informou que o nível do Rio Tartarugal subiu 3 metros.
Fotos: Maksuel Martins/GEA