Hospital Regional de Porto Grande conta com ‘Agência Transfusional’ para cirurgias e emergências

O Hospital Regional de Porto Grande (HRPG) agora conta com uma Agência Transfusional própria, destinada a atender pacientes em situações de urgência e durante cirurgias eletivas. A medida foi implantada pelo Governo do Amapá com o objetivo de aprimorar o atendimento, especialmente em casos que requerem transfusão de sangue, garantindo mais agilidade e segurança.

De acordo com Christianne Negrão, coordenadora da Agência Transfusional do HRPG, a unidade já está operando, mas, por enquanto, não armazena bolsas de sangue. O Hemoap continua fornecendo as bolsas conforme a demanda. “Ainda não houve nenhum chamado até o momento, mas estamos preparados para atender quando necessário”, explicou.

Esta é a primeira Agência Transfusional gerida pela Fundação de Saúde Amapaense, que já possui fluxo transfusional estabelecido para situações emergenciais e cirurgias programadas. A descentralização do serviço representa um avanço significativo, reduzindo a necessidade de transferências para Macapá.

Entre 14 e 16 de abril, foram realizadas capacitações presenciais para equipes de enfermagem, condutores, profissionais da agência e equipe médica, cobrindo todas as etapas do procedimento transfusional.

Como funciona

A Agência Transfusional é responsável por receber e preparar os hemocomponentes, como concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, plaquetas e crioprecipitado, para infusão nos pacientes.

O processo inclui testes pré-transfusionais, como tipagem sanguínea e compatibilidade, além do correto acondicionamento das bolsas entregues pelo Hemoap, que já possuem todos os testes de aprovação necessários.

Fotos: Ascom/Fundação de Saúde Amapaense