Governo do AP sanciona lei de reestruturação da carreira dos servidores do Grupo Gestão
Na sexta-feira, 25, o governador Clécio Luís reuniu-se com servidores estaduais para celebrar a sanção da lei que reestrutura a carreira dos profissionais do Grupo Gestão.
“Fizemos uma negociação com esta categoria, que há muito tempo estava esquecida. Conseguimos convocar novos concursados nos últimos dois anos e agora valorizamos aqueles que há décadas contribuem para a gestão do Estado. Priorizamos principalmente quem já está do meio da carreira em diante, para que possam se aposentar com dignidade no momento em que mais precisam”, afirmou o governador.
O projeto de lei que trata da reestruturação foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) na quarta-feira, 23, e publicado como lei no Diário Oficial do Estado no mesmo dia.
Composto por 1.468 analistas, assistentes administrativos e auxiliares administrativos, o Grupo Gestão passa a ter corrigidas distorções históricas na tabela de vencimentos. As correções ocorrerão ao longo dos próximos três anos, com o primeiro pagamento retroativo a abril de 2025.
A nova tabela salarial, apresentada em março, priorizou os servidores mais antigos, com o objetivo de reconhecer o tempo de serviço prestado e incentivar a aposentadoria. Entre os benefícios concedidos está a reposição salarial:
- Nível Médio e Básico: reajustes entre 25% e 80%, distribuídos nos anos de 2025, 2026 e 2027, voltados especialmente aos servidores nos últimos níveis da carreira.
- Nível Superior: reajustes entre 5% e 16%, também distribuídos entre 2025, 2026 e 2027, contemplando os últimos níveis da carreira.
Foto: Max Renê/GEA