Aeronáutica publica plano de decolagem e pouso de helicópteros no novo HE

A construção do novo Hospital de Emergência (HE) de Macapá alcançou mais um marco com a publicação do Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), documento essencial para viabilizar a operação aérea no local.

O PBZPH define as restrições ao uso do solo e do espaço aéreo no entorno do heliponto, garantindo que edificações ou outras intervenções não comprometam a segurança das decolagens e pousos de helicópteros.

O heliponto será construído dentro das normas técnicas e legais, assegurando o transporte rápido de pacientes em estado grave, além da chegada de equipes médicas especializadas. A estrutura do novo HE contará com 212 leitos, seis salas cirúrgicas, Central de Diagnóstico por Imagem, laboratório, Centro de Tratamento de Queimados, serviço de diálise, auditório, apoio técnico e área administrativa.

“A obra é complexa e com uma estrutura gigantesca, então estamos atuando de forma muito organizada para não só ampliar a capacidade de atendimento, mas garantir um serviço eficiente e seguro. Esse documento técnico estabelece as Superfícies Limitadoras de Obstáculos (OLS), delimitando o espaço aéreo que deve permanecer livre para garantir segurança nas operações com helicópteros”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.

Com investimentos de R$ 129 milhões, a obra é fruto de articulação do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual. O novo hospital está sendo erguido em área cedida pelo Exército Brasileiro, nos fundos da atual estrutura do HE.

Fotos: Jhon Martins/GEA