Bombeiros encerram buscas sem encontrar pescador desaparecido no município de Amapá

O Corpo de Bombeiros do Amapá anunciou nesta, nesta quarta-feira, 23, o encerramento das buscas por João dos Santos Cardoso, de 65 anos, desaparecido desde o dia 12 de abril, quando saiu para pescar no Rio Flexal, na região da Boca do Rio Amapá, no município de Amapá.

As buscas começaram no dia 15 de abril e contaram com o empenho de equipes especializadas, mas foram encerradas após avaliação técnica concluir que novas operações seriam inviáveis. As equipes permanecem na região apenas para recolhimento e limpeza de materiais, antes de retornarem a Macapá.

Durante os trabalhos, os bombeiros localizaram a embarcação do João ancorada próxima à saída para o oceano, com alguns pertences no interior. É uma região extensa e considerada de difícil acesso e alta complexidade para operações de busca, principalmente devido à força da correnteza e à instabilidade para pequenas embarcações. A hipótese é de que o corpo tenha sido levado pela força da água para o mar aberto.

A família foi orientada pela comandante da guarnição e informou que continuará as buscas por conta própria. Segundo os parentes, uma embarcação de porte maior, mais adequada para atuação em áreas oceânicas e de pororoca, está a caminho para apoiar os esforços.

“Desde o dia 15, trabalhamos inicialmente com a esperança de encontrá-lo com vida, talvez perdido, desorientado às margens do rio. Infelizmente, a situação evoluiu para um cenário mais crítico. Diante das condições e da ausência de sinais, deduzimos que ele veio a óbito e não conseguimos localizar o corpo para que a família pudesse realizar um enterro digno”, declarou o capitão Anthony Duarte, que coordenou a operação.

O irmão do pescador desaparecido, Sílvio Santos Vilhena, agradeceu emocionado o empenho do Corpo de Bombeiros nas buscas. Veja abaixo:

Fotos e vídeo: CBM/Divulgação