Governo do AP inicia diálogo com sindicatos da saúde sobre reestruturação de carreiras
Nesta segunda-feira, 21, o Governo do Amapá deu início a um diálogo com a Frente Estadual dos Sindicatos da Saúde para tratar da reestruturação das carreiras dos profissionais da área. A reunião foi realizada no Palácio do Setentrião e abordou temas como correção dos níveis da tabela salarial, modalidades de plantão e adicionais.
Sob a liderança do governador Clécio Luís, a proposta é incluir os trabalhadores da saúde no processo de reestruturação que já contemplou 15 categorias do funcionalismo estadual.
“O governador quer cumprir todos os seus compromissos firmados, e assim estamos fazendo, com base num diálogo respeitoso e com transparência. Nosso ponto de partida é a reestruturação das carreiras, gerando o maior impacto entre aqueles que estão próximos de se aposentar”, destacou Lucas Abrahão, secretário interino de Planejamento e da Casa Civil.
Participaram do encontro presidentes e representantes de sindicatos das categorias de enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, cirurgiões-dentistas, técnicos de saúde bucal, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e psicólogos.
Durante a reunião, foram iniciadas as tratativas sobre demandas específicas de cada categoria, além de pautas comuns como: garantia e adequação do pagamento de insalubridade e periculosidade; estudo de novos valores para plantões; adequação da carga horária; e correção do percentual dos níveis salariais.
A discussão também contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, e dos secretários adjuntos Paulo Dias e Rinaldo Martins. A reestruturação das carreiras envolve sindicatos representativos de categorias como a de psicólogos, que somam 1.575 profissionais no estado.
Foto: Maksuel Martins/GEA