Bombeiros mantêm buscas por pescador de 65 anos desaparecido no interior do AP

Equipes do Corpo de Bombeiros do Amapá seguem com as buscas por João dos Santos Cardoso, de 65 anos, desaparecido desde o último sábado, 12 de abril, após sair para pescar no Rio Flechal, na Boca do Rio Amapá, no município de Amapá.

A operação contou com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), que realizou sobrevoos na tarde de quinta-feira, 17, e na manhã desta sexta-feira, 18, nos locais onde há indícios de que a pororoca possa ter arrastado o pescador. A suspeita é de que o corpo tenha afundado, o que dificulta ainda mais sua localalização. Diante disso, a equipe do GTA avaliou que há baixa efetividade em manter os sobrevoos. Ainda assim, o Corpo de Bombeiros seguirá com as buscas na região, utilizando embarcações para tentar localizar a vítima.

Mapa por satélite mostra área das operações de busca

O desaparecimento

Segundo familiares, o idoso saiu de casa por volta das 7h de sábado para pescar sozinho no Rio Flechal, como fazia habitualmente. Era comum que retornasse no mesmo dia ou, no máximo, até a manhã do domingo seguinte, o que não aconteceu desta vez.

Uma equipe especializada do CBM, com base em Porto Grande, foi deslocada para atuar na ocorrência e teve apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nos primeiros dias da operação.

Durante a ação, os militares localizaram a embarcação de João virada, além da rede de pesca e dos pertences pessoais.

Fotos: CBM/Divulgação