Governo do Amapá promove 852 militares em solenidade no Sambódromo

Na quinta-feira, 17, uma cerimônia no Sambódromo de Macapá marcou a ascensão profissional de 852 militares das forças de segurança pública do Amapá, que atuam em todo o estado, do Oiapoque ao Jari. O evento reuniu autoridades civis e militares para celebrar a maior promoção da história das corporações no estado.

O governador Clécio Luís destacou o compromisso com a valorização da categoria. “Uma promoção que leva em consideração o trabalho e o desempenho de cada um no dia a dia. Eles lutaram por isso e nós fizemos o que tinha de ser feito. Agora é a lei se concretizando. Estamos promovendo ascensões de carreira, equipando os militares com o que há de melhor e combatendo a violência com inteligência, por meio da integração das forças de segurança. Estou muito feliz de poder honrar os compromissos que fiz, pois é a maior promoção de militares da história do Amapá. Nós temos orgulho desses profissionais da segurança pública”, afirmou.

A solenidade marcou a primeira ascensão profissional de soldados à graduação de cabo por meio da nova Lei de Promoção, sancionada em dezembro de 2024 pelo governador. A legislação, que teve a deputada estadual Liniane Abreu como relatora, permite que soldados com quatro anos de serviço sejam promovidos automaticamente, sem necessidade de concurso ou curso de formação. Ao todo, 577 soldados foram promovidos a cabos com base na nova norma.

A programação do evento também incluiu a formatura de 44 militares que concluíram o Curso Especial de Formação de Sargentos, além da promoção de 231 oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. A cerimônia foi encerrada com a entrega de medalhas de mérito a personalidades civis e militares, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à segurança pública e à sociedade amapaense.

Fotos: Max Renê/GEA