Três morrem e cinco são presos após confronto com a Patamo na zona norte de Macapá

Três homens morreram e cinco pessoas foram presas durante uma operação da Companhia Independente de Patrulhamento Tático com Apoio de Motocicletas (Patamo), nesta segunda-feira, 14, na área conhecida como Pontes do Jarbas, no bairro Jardim Felicidade 2, zona norte de Macapá.

A intervenção foi motivada por informações repassadas pelo serviço de inteligência da Polícia Militar, que indicavam a presença de membros de facções criminosas no local. Segundo os dados, os indivíduos estariam reunidos para planejar novas execuções contra rivais.

Diante das informações, a Patamo mobilizou três equipes e iniciou a incursão na região. Ao se aproximarem de esconderijos utilizados pelos criminosos, os policiais foram recebidos a tiros por três suspeitos. Houve revide e os três foram baleados. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou os óbitos de Iuri Gabriel da Silva Figueiredo, de 26 anos (vulgo Iuri), Liemerson Nunes Alves, de 31 anos (vulgo Nando), e Carlos Eduardo Costa dos Santos, de 20 anos (vulgo Kadu).

Outros suspeitos fugiram em direção a uma área alagada, efetuando disparos contra os policiais. As equipes revidaram e adentraram a região de lago, mas os fugitivos não foram localizados.

A operação seguiu em pontos próximos utilizados como base por faccionados. Em uma das residências, um homem de 20 anos foi detido com 110 porções de substância análoga à cocaína, 30 porções de maconha, R$ 332 em espécie, além de uma balança de precisão, calculadora, material para embalo de drogas e objetos de origem duvidosa.

Em outro imóvel, foram detidos um adolescente de 13 anos e um homem de 22, com 85 porções de cocaína, 11 de maconha e R$ 218 em dinheiro. Durante a ação, alguns populares tentaram obstruir o trabalho policial e desacatar os agentes, sendo necessário o uso de elastômero para conter os ânimos. Uma adolescente de 17 anos e um homem de 40 foram detidos por desacato e obstrução.

Os policiais utilizaram algemas para garantir a segurança da equipe e dos próprios detidos. Populares confirmaram que os três mortos pertenciam a uma facção criminosa. Com eles foram apreendidas três armas de fogo: uma pistola calibre .380, identificada como produto de furto/roubo conforme B.O. 32113/2022 da 1ª Delegacia de Santana; e dois revólveres calibre .32, com numeração suprimida, oito munições deflagradas e uma percutida.

A polícia informou ainda que os envolvidos aparecem em vídeos de monitoramento cometendo ataques e execuções de membros de facções rivais.

Todo o material apreendido foi apresentado no Ciosp do Pacoval. Os menores foram encaminhados à Delegacia Especializada em Atos Infracionais (Deiai), para as providências cabíveis.

Fotos: Patamo/Divulgação