Mais Visão: carreta já realizou mais de 200 mil atendimentos no Amapá
“Voltar a enxergar a vida, poder fazer nossas atividades em casa, no trabalho, poder Caminhar na rua….Foi isso que a cirurgia do Mais Visão nos devolveu. Ficamos agradecido a toda equipe verdadeiros anjos e ao senador Davi Alcolumbre por trazer este programa até a gente”.
Estas são as palavras do casal João Batista Ferreira e Maria Benedita Ferreira, moradores do município de Laranjal do Jari que passaram pela cirurgia em outubro de 2021. O Seu João tinha catarata e Dona Maria tinha carne crescida nos dois olhos. Atualmente estão em recuperação leve e já estão de volta às suas atividades.
De acordo com o senador Davi Alcolumbre, o programa ‘Mais Visão’ é reconhecido no Ministério da Saúde como o maior programa de saúde pública do país. “É um sentimento de orgulho e de felicidade, poder trazer recursos importantes para desenvolver o Amapá e também realizar projetos como esse que já passou por muitos municípios e que mudam a vida das pessoas”, destacou Davi.
Alcolumbre garante ainda que o programa já tem recursos para continuar em atividades em 2022. “Já destinei através do nosso mandato as emendas necessárias para a manutenção do programa ‘Mais Visão’ em todos os municípios do Amapá durante todo esse ano. A meta é zerar todas as demandas de catarata e carne crescida no estado”, garantiu o senador.
Segundo o ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís, em 1ano e 2meses, o Programa ‘Mais Visão’ já atendeu mais de 250mil pessoas em nove municípios. “Durante minha imersão, através da agenda do Pelo Amapá Inteiro, pude comprovar conversando com as pessoas que passaram pelos procedimentos, a importância do ‘Mais Visão’, que tem devolvido dignidade e felicidade aos que já fizeram a cirurgia”, ressaltou
Quem também passou pela cirurgia foi a parteira e benzedeira da Aldeia Ariramba, no Oiapoque, Isabel Forte. “Estou muito feliz porque voltei a ver, e já até dei um recado para meu esposo, para ele se cuidar, senão ele sobra” brincou dona Isabel.
O morador da comunidade Conceição do Aporema, no município de Tartarugalzinho, conhecido como seu Curuçá, também foi atendido pelo ‘Mais Visão’. “Quero aproveitar para agradecer ao senador Davi, por ele ter trazido esse benefício para a gente, senão fosse essa cirurgia, eu estaria cego”, afirmou Curuçá.
O programa teve início em Macapá, passando pelos municípios de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, Tartarugalzinho, Amapá e Calçoene. Atualmente a carreta do ‘Mais Visão’ está no extremo norte do estado, no município de Oiapoque e, além de atender na cidade, o programa também passou pelas aldeias de Kumenê, Manga e Kumarumã.
Texto e foto : assessoria/ Clécio Luís