Fundação de Saúde do Governo do AP completa 2 anos de criação; conheça modelo que modernizou o atendimento hospitalar

Nos últimos dois anos, a Fundação de Saúde Amapaense (Fundesa) tem modernizado a gestão hospitalar no estado, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Criada na atual gestão do Governo do Estado, a instituição segue um modelo já adotado em outras partes do Brasil, que alia inovação, agilidade administrativa e humanização no cuidado com os pacientes.

Desde sua criação, no final de 2022, a Fundesa transformou a assistência hospitalar no Amapá, otimizando processos desde a regulação até a alta dos pacientes. “Somos uma instituição pública vinculada à Secretaria de Saúde, mas com autonomia para gerenciar unidades hospitalares de forma mais célere e eficaz. Nosso modelo traz um viés de gestão privada para dentro do serviço público, garantindo qualidade e atendimento mais ágil”, destaca Gisela Cezimbra, presidente da Fundesa.

A fundação já gerencia unidades estratégicas, como o Anexo do Hospital de Emergência (HE), a Unidade Estadual de Internação (UEI), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul e o Hospital Regional de Porto Grande. O trabalho inclui a implementação de protocolos clínicos, prontuários eletrônicos e tecnologias inovadoras. Além disso, a equipe multiprofissional adota práticas humanizadas, como chamar os pacientes pelo nome ou apelido, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor.

A modernização também está na estrutura das unidades, com equipamentos de ponta, como o carro de anestesia A9 com inteligência artificial, disponível no Hospital Regional de Porto Grande, um dos mais avançados do Brasil. A Fundação também investe no bem-estar dos pacientes e profissionais, promovendo atividades terapêuticas e programas para reduzir o estresse ocupacional, garantindo um atendimento cada vez mais eficiente e humano no Amapá.

Fotos: Ascom/Fundação de Saúde