Batalhão Ambiental prende mulher com tracajás presos com fitas adesivas na área portuária de Santana

Durante fiscalização na área portuária de Santana, uma equipe do Batalhão Ambiental da Polícia Militar abordou uma embarcação que realiza a linha Santana (AP) – Santarém (PA). Foram encontradas várias caixas térmicas sem irregularidades, mas uma das passageiras transportava dois quelônios da espécie Tracajá da Amazônia, presos com fitas adesivas.

Os animais, capturados no Rio Guajará, foram apreendidos. A responsável foi conduzida ao Ciosp de Santana e os quelônios foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama.

Em continuidade à operação “Defeso Seguro”, também foi abordado um veículo tipo pick-up transportando 600 kg de pescada branca de forma irregular.

O condutor informou que o pescado havia sido capturado no município de Oiapoque e tinha como destino Macapá. Por estar em período de defeso, a pesca da espécie é proibida, configurando crime ambiental. O pescado foi apreendido e ficará armazenado no Batalhão Ambiental até a inspeção da Vigilância Sanitária, que determinará sua doação a entidades filantrópicas. O condutor do veículo foi apresentado no Ciosp de Santana para as providências cabíveis.

Fotos: PM/Divulgação