Carnaval 2025: Bloco ‘A Banda’ espera reunir 200 mil foliões em Macapá

O tradicional bloco A Banda já está nos preparativos para mais uma edição do desfile, que ocorre na terça-feira de Carnaval. A diretoria do bloco se reuniu com órgãos de segurança, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito, para alinhar as estratégias de proteção aos foliões.

O encontro foi conduzido pelo vice-governador do Amapá, Antônio Teles, e pela secretária de estado da Cultura, Clícia Dimiceli, reforçando a preocupação do Governo com a segurança dos brincantes e admiradores da festa.

Foto:Organização/A Banda

A expectativa da Polícia Militar é que o bloco reúna mais de 200 mil pessoas em 2025.

Homenagem e organização do desfile

A Banda desfila com nove bonecos gigantes, que representam pioneiros do Carnaval de rua de Macapá. Neste ano, uma homenagem especial será feita a José Figueiredo de Souza, o professor Savino, que foi ‘General’ da Banda por vários carnavais e faleceu no dia 3 de abril de 2024

O trajeto será animado por sete trios elétricos, que tocarão as tradicionais marchinhas. Todos os veículos passaram por vistoria e credenciamento junto aos órgãos competentes, sendo proibida a circulação de outros automóveis no percurso do bloco.

A organização reforça que garrafas de vidro não serão permitidas tanto para foliões quanto para vendedores ambulantes que trabalham ao longo do trajeto.

Horário e percurso

Concentração: a partir das 11h da terça-feira de Carnaval, dia 4 de fevereiro, em frente ao prédio da instituição, na Avenida Ernestino Borges, no Centro de Macapá.
Saída: após a concentração, o bloco segue em direção à Praça Veiga Cabral, levando os bonecos e os trios elétricos.

Foto de capa: Maksuel Martins/GEA