Novo HE de Macapá: Governo do Amapá inicia concretagem da primeira laje ‘steel deck’ nas obras

Em continuidade ao cronograma de ações da obra do novo Hospital de Emergência (HE) de Macapá, o Governo do Estado iniciou a concretagem da primeira laje “steel deck”, que integra o 1º pavimento do prédio principal. Essa etapa ocorre enquanto as lajes de bloco referentes aos cinco pavimentos do núcleo rígido se encontram na reta final de execução.

A “steel deck” é uma laje mista de alta resistência, composta por uma capa de concreto e uma telha de aço perfilada, que permite celeridade na execução devido à sua capacidade de ser autoportante, eliminando a necessidade de escoramentos. Esse método torna o processo de concretagem mais rápido, limpo e sustentável, otimizando o tempo de execução da obra.

Segundo Luiza Maciel, responsável pela engenharia de planejamento, “esse é um serviço que demoraria, em média, uns 15 dias para ser realizado, mas utilizando essas ferramentas autossuficientes, conseguimos diminuir consideravelmente esse prazo. Esse tipo de laje é ideal para essa construção, que é muito grande e segue um cronograma de execuções contínuo, trazendo velocidade sem comprometer a qualidade.”

Em paralelo à concretagem, as equipes já iniciaram as marcações das divisões internas e dão suporte às atividades no prédio em construção, que está sendo erguído juntamente com o núcleo rígido, cuja estrutura passa por etapas avançadas para garantir o suporte integral da edificação.

Novo HE de Macapá

O novo HE de Macapá, considerado a maior obra de saúde pública do Estado, contará com 212 leitos, seis salas no Centro Cirúrgico, além de áreas destinadas ao diagnóstico por imagem, laboratório, tratamento de queimados, serviço de diálise, auditório, apoio técnico, área administrativa e heliponto. A construção, que integra o Plano de Gestão de forma prioritária, tem investimentos de R$ 129 milhões, articulados pelo presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual. A área destinada à obra, localizada atrás do prédio atual do HE, foi cedida pelo Exército Brasileiro, também por meio de articulação do parlamentar.

Fotos: Jhon Martins/GEA