Diocese de Macapá se prepara para posse de Dom Antônio de Assis Ribeiro como novo bispo diocesano
A Diocese de Macapá está nos preparativos finais para a acolhida do novo bispo diocesano, Dom Antônio de Assis Ribeiro. Nomeado pelo Papa Francisco em 18 de dezembro de 2024, dom Antônio assumirá como o quinto bispo da Diocese de Macapá, sucedendo dom Pedro José Conti, que teve sua renúncia aceita pelo Santo Padre.
O religioso desembarca no Amapá no dia 22 de fevereiro e tomará posse no dia 26, às 19h, na Catedral São José.
A acolhida está sendo organizada por diversos organismos eclesiais, paróquias e movimentos sociais, garantindo uma recepção especial ao novo bispo.
Programação de acolhida e posse
- 22 de fevereiro (sábado) – Chegada ao Aeroporto de Macapá, às 13h, seguida de carreata pelas ruas da capital até a Praça do Santuário de Fátima, onde será recepcionado por autoridades e pela comunidade.
- 23 de fevereiro (domingo) – Missa de acolhida com fiéis, clero, lideranças paroquiais, pastorais e serviços eclesiais, às 10h, na Catedral São José.
- 24 a 26 de fevereiro – Assembleia dos Bispos do Regional Norte 2 da CNBB (evento restrito aos bispos).
- 26 de fevereiro (quarta-feira) – Missa solene e posse canônica de Dom Antônio de Assis Ribeiro, às 19h, na Catedral São José.
- 27 de fevereiro (quinta-feira) – Celebração cultural de boas-vindas, promovida por movimentos sociais, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pastorais sociais e pelo Museu Afro Amazônico, às 18h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Foto: Pastoral da Comunicação/Diocese de Macapá